1. O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)

Na primeira cena de O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), a câmera de Francis Ford Coppola mostra o rosto de um homem dizendo “I believe in America”. Ela recua lentamente até revelar que Bonasera (Salvatore Corsitto) está falando com Don Vito Corleone (Marlon Brando), que ouve atentamente seu velho amigo dentro de um escritório. Bonasera teve a filha “desonrada” e pede justiça ao Padrinho. Obviamente, a cena elaborada pelo roteiro é interna. Seria mais um exemplo da rotina de Don Corleone se não fosse por um detalhe: é o dia do casamento de sua filha. E ele ainda nem sabe que ela sofrerá nas mãos do futuro marido.Sabemos que lá fora acontece um casamento porque é a segunda parte da abertura detalhada no roteiro de Mario Puzo e do próprio Coppola. Agora, a cena é externa. Vemos os convidados dançando em um cenário mais amplo e, depois, percebemos que o FBI está de tocaia do lado de fora da mansão. Aos poucos, durante a festa, conhecemos cada um dos membros da família Corleone.
Logo após a foto com os personagens principais, a ação muda para um avião chegando a Hollywood. Tom Hagen (Robert Duvall) desembarca na terra do cinema para fazer “negócios” com um produtor.
Esses três parágrafos são uma homenagem a este roteiro fantástico – somente na abertura, ele demonstra o tamanho do universo dos Corleones e faz com que o cinéfilo se sinta como parte da família. Se isso é apenas o começo deste filmaço, que ocupa a 1ª posição do Top 10 da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos, imagine o restante de suas quase três horas de duração. Curiosidade: o filme deveria ter começado com a festa e não na sala, que serve de cenário para o diálogo entre Vito Corleone e Bonasera. Coppola mudou de idéia e fez aquela abertura magnífica.
Esse é o início da trilogia mais respeitada do cinema. É a saga de uma família. A transformação de Michael Corleone (Al Pacino) é impressionante. Antes, ele queria distância dos negócios da família. Aos poucos, Michael muda em pequenos detalhes. Aos poucos, ele compreende o seu destino. Esteja ele certo ou errado.
Não é só Al Pacino. Tem Marlon Brando; a música de Nino Rota; aquela cena final com a porta batendo na cara de uma ingênua Diane Keaton... Muitos cinéfilos que nasceram dos anos 70 para cá consideram O Poderoso Chefão o melhor filme de todos os tempos. À frente de Cidadão Kane. E de qualquer outro. Ao menos, os velhos e os novos concordam numa coisa: é uma obra-prima inquestionável e irretocável.
O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola (adaptado do livro de Mario Puzo)
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, John Cazale e Talia Shire
Top 10
1) O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
2) 2001 - Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick
3) Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick
4) Magnólia, de Paul Thomas Anderson
5) Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino
6) E o Vento Levou, de Victor Fleming
7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola
8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme
9) Beleza Americana, de Sam Mendes
10) Cidadão Kane, de Orson Welles