domingo, 25 de janeiro de 2009

Sangue Negro é o grande vencedor do Blog de Ouro 2009

"Uma nova obra-prima do cinema", "Um filme que já nasceu clássico", "Um longa que define essa geração". Essas foram algumas das expressões vistas nas críticas de alguns dos 50 membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos, a qual decretou Sangue Negro como o grande vencedor dessa segunda edição anual do Blog de Ouro. Na verdade é um tanto difícil já elevar um filme tão recente ao status de obra-prima, mas a saga de Daniel Plainview parece ser exatamente isso para a maioria dos votantes. O longa de Paul Thomas Anderson foi premiado em 5 categorias no total: melhor filme, direção, ator (Daniel Day-Lewis, o qual conseguiu o máximo de votos dentre todas as categorias), roteiro adaptado e fotografia. Além disso, a produção esteve muito perto de conquistar a preferência dos membros da Sociedade em outras categorias, muito bem distribuídas pelos votantes.

O outro recordista de indicações dessa edição, O Cavaleiro das Trevas, foi considerado o melhor em 4 categorias, quase todas no segmento técnico (obviamente), como melhor maquiagem, efeitos visuais e som, além do já esperado prêmio para o Heath Ledger entre os atores coadjuvantes. Em seguida, tivemos outros dois indicados para melhor filme que venceram em 2 categorias cada: Desejo e Reparação, o melhor figurino e a trilha sonora do ano, e WALL-E, com o importante prêmio de roteiro original e, claro, melhor animação. A Pixar ainda é imbatível nessas duas categorias, o que já nos deixa pensando sobre o prêmio do próximo ano.

Onde os Fracos Não Têm Vez, principal concorrente de Sangue Negro em diversas categorias, ficou apenas com o prêmio de montagem, o que não diminui sua importância. Outro longa dos irmãos Coen lembrado foi Queime Depois de Ler, o melhor elenco do ano. Completando os prêmios de atuação, Julianne Moore foi eleita a melhor atriz por Ensaio Sobre a Cegueira, enquanto Cate Blanchett (Não Estou Lá) venceu a acirrada disputa para melhor atriz coadjuvante. Ainda com 1 prêmio, também tivemos Sweeney Tood (direção de arte) e Apenas uma Vez (canção original para "Falling Slowly").

Mais uma vez os membros da Sociedade monstraram que podem ser mais originais que os famosos prêmios do cinema, tendo uma fundamental importância para a interação da nova onda de blogs de cinema que surgiu nesses últimos anos. Agradecemos à paciência de todos, especialmente daqueles que se comprometeram com essa eleição e participaram das duas fases de votação. Um agradecimento especial vai para o Otavio Almeida, por toda a dedicação ao prêmio, à Kamila Azevedo, pelo apoio constante, à Isabela Boscov, nossa convidada de honra, e obviamente a todos que fizeram desse Blog de Ouro um evento marcante para a blogosfera cinematográfica. Até 2010! Atenciosamente,

Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


  • QUANTIDADE DE PRÊMIOS POR FILME
05 Sangue Negro.

04 O Cavaleiro das Trevas.

02 Desejo e Reparação; WALL-E.

01 Apenas uma Vez; Ensaio Sobre a Cegueira; Não Estou Lá; Onde os Fracos Não Têm Vez; Queime Depois de Ler; Sweeney Todd.


TOP 10 2008 DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS CINÉFILOS*





*baseado na primeira fase de votação, que leva em consideração o maior número de pontos (e não de votos). Na ordem: 1) Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson; 2) WALL-E, de Andrew Stanton; 3) Onde os Fracos Não Têm Vez, de Joel e Ethan Coen; 4) O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan; 5) Desejo e Reparação, de Joe Wright; 6) Na Natureza Selvagem, de Sean Penn; 7) O Escafandro e a Broboleta, de Julian Schnabel; 8) Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles; 9) 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu; 10) [empate] Não Estou Lá, de Todd Haynes; O Nevoeiro, de Frank Darabont.

32 comentários:

jeff disse...

Legal ver O Nevoeiro e Into the Wild aí. =D

Como fui um dos poucos que não amaram Sangue Negro e Wall-e e estamos numa democracia, resta aceitar. hehe

[]s a todos!

Mayara Bastos disse...

Òtimo top 10, assim como esta edição do Blog de Ouro, que foi um prazer em participar! ;) Obrigado!

Weiner disse...

Meu Top 1o:
1) Desejo e Reparação
2) Wall-E
3) Sangue Negro
4) O Escafandro e a Borboleta
5) O Nevoeiro
6) Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada
7) Medo da Verdade
8) Batamn - O Cavaleiro das Trevas
9) Ensaio Sobre a Cegueira
10) Na Natureza Selvagem

Parecido, né?

Sérgio Déda disse...

Nossa... muito bom!

O prêmio foi excelente, parabéns a todos os organizadores e idealizadores.

O top 10 também foi bem selecionado, mostrando o bom gosto de todos nós blogueiros cinéfilos hehehe.

Rafael Carvalho disse...

Juro que torci até o final pelo filme dos Coen, mas é isso aí. E gostei de ver 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias no top 10, merecia mais.

E fechamos assim mais uma ótima votação, galera. Parabéns ao Vinícius e a todos os organizadores do evento.

Valeu galera!!

Weiner disse...

Ah, e meus sinceros parabéns ao todos vocês - especialmente Vinícius, o maior responsável pela realização desta segunda edição do Blog de Ouro...
Abraço a todos!

Marco Paiva disse...

Esperava mais do Batman, mas 4 lugar tá ótimo! Aliás, os 5 filmes selecionados são muito bons (ainda que eles não sejam todos as minhas escolhas pessoais)

Marco Paiva disse...

E parabéns para tds vcs q tiveram a paciência de contar os votos de tdo mundo, de fazer as imagens dos vencedores, dos indicados...

Ficou tudo muito bonito. Parabéns! ;)

Vinícius P. disse...

Obrigado, pessoal! ;-)

Jonathan Rodrigues (Conta do Orkut) disse...

muito legal, estou muito feliz de participar disto pela primeira vez, adorei os vencedores, achei que ficou tudo muito coerente

também dou meus parabens ao responsável pelas monstagens das imagens dos filmes, ficou tudo muito bonito e criativo(coisas como a numeração do TOP10 em forma de pódio e várias outras coisas)

mais uma vez meus parabens pela organização, pelo excelente método de pontuação e pelo trabalho de contagem e elaboração da lista dos filmes

Kamila disse...

Apesar de não ter votado em "Sangue Negro", fiquei muito satisfeita com a lista de vencedores do Blog de Ouro 2009. Os blogueiros cinéfilos fizeram um EXCELENTE trabalho e parabenizo você, Vinícius, por todo o esforço em colocar essa iniciativa à frente.

Barretão disse...

Dá-lhe PTA! Vitória merecida e levou meu voto!

Yuri Dias disse...

Sem dúvida parabéns a todos, trabalho muito bem feito, e mesmo meus votos terem saído vencedores em 8 categorias, tô satisfeito =] Foi muito legal participar! Até o ano que vem ;)

Abraços.

Pedro Henrique disse...

Pena que a lista ficou muito americanizada, quando tivemos muitos bons filmes (a maioria esquecido, é verdade). O resultado de direção eu achei absurdo, apesar de respeitar a opinião dos colegas, que, aliás, estão todos de parabéns. Apesar disso, o filme mais completo dos últimos anos levou melhor filme.

Alexsandro Vasconcelos disse...

Parabéns para nós! E parabéns especial para o Vinícius, sempre fazendo um trabalho extramamente decente e digno de aplausos.

Meu Top 10 seria:

1°) Onde Os Fracos Não Têm Vez
2°) Persépolis
3°) Wall-E
4°) Batman - O Cavaleiro das Trevas
5°) Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
6°) Desejo e Reparação
7°) O Escafandro e a Borboleta
8°) Na Natureza Selvagem
9°) Dois Dias em Paris
10°) Sangue Negro

Romeika disse...

Adorei a vitoria de "Sangue Negro"! Parabens Vinicius pela organizacao, e todos os envolvidos tb ^.^

Kau Oliveira disse...

De volta, parabenizo os organizadores! Tudo muito chique e bem feito!

Bom, adoro ver Sangue Negro consagrado por aqui. Mas não consigo processar a idéia de qe Wall.e é o segundo lugar no top 10.

Abraços!!!

Júlio Boll disse...

Top 10 muito bem elaborado, apesar de Sangue Negro não ter merecido tantos prêmios assim.

Ramon disse...

Muito bom, muito bom, muito bom!
Sangue Negro!

Meus preferido, além do grande vencedor, é Na Natureza Selvagem e O Escafandro e a Borboleta.

Parabéns pela organização.

Abs!

Diário de Dois Cinéfilos disse...

Gostei dos filmes até o 9º. Os dois 10ºs eu tiraria sem piedade. Para mim, Não estou lá é realmente RUIM, não me atingiu como deveria. O Nevoeiro tem um dos melhores finais do ano, mas só, a condução do filme para mim é falha. Cadê Juno, Sweeney Todd, Antes que o diabo saiba que voce está morto? Filmaços do ano.

Mas o restante está ótimo, parabéns a nós!

Rodrigo Mathias

Museu do Cinema disse...

Ficou ótima a lista!

Otavio Almeida disse...

Vinicius, parabéns!

Estive fora neste final de semana, mas voltei e adorei o resultado da votação e de toda a arte que vc criou para esta edição. Um sucesso! Você está de parabéns! E toda a Sociedade!

Que venha a 3ª edição!

Abs!

Gustavo H.R. disse...

Não votei porque o melhor filme do ano não foi sequer indicado (e porque esqueci), mas dentre os finalistas venceu o melhor. E o top 10 está respeitabilíssimo.

Parabéns aos demais membros responsáveis pela seleção.

Otavio Almeida disse...

Gustavo, seu filme de 2008 é o que estou pensando?

Abs!

Jonathan Rodrigues (Conta do Orkut) disse...

bemm, ja está na hora de mudar o topo do blog não?

xD

Bel Bonotto disse...

Olá!
Queria entrar em contato com vocês. Podem responder-me por e-mail? (bel@mktpromocional.com)

MILHA TURVA disse...


Depois dê uma passada no meu blog MILHA TURVA

MILHA TURVA disse...

Ainda não vi Sangue Negro, gostei da sinopse do filme, mas ainda não tiev oportunidade de vê-lo.

Obrigado pela visita e com certeza os tombos eram um sinal lá do céu, só resta ela entender isso.

pedro disse...

Senti falta de alguns filmes, mas Sangue Negro merecia o prêmio. PTA fez uma grande obra!

http://cinema-o-rama.blogspot.com

Daisy disse...

Uau, mto legal esse blog e esse ranking!!
Parabéns

Fred Burle disse...

Olá! Gostei muito da votação.
Como faço para ser membro votante nas próximas eleições?

Abraço!

Vinícius P. disse...

Pessoal, em breve divulgaremos novidades sobre inscrições e um especial a ser realizado pela SBBC!