domingo, 18 de janeiro de 2009

Um ótimo ano para o Blog de Ouro

À primeira vista, a seleção para o Blog de Ouro 2009 pode ser vista como "acadêmica" demais, levandro em consideração que três dos filmes concorrentes na categoria principal concorreram ao Oscar e outro está bem próximo disso. Mas, de uma maneira geral, é impossível não reconhecer que O Cavaleiro das Trevas, Desejo e Reparação, Onde os Fracos Não Têm Vez, Sangue Negro e WALL-E foram mesmo os grandes filmes do último ano - seja em termo de sucesso comercial ou de crítica. Ano passado, apenas Cartas de Iwo Jima havia sido lembrado pela Academia e foi justamente nosso vencedor - uma produção americana, mas em língua estrangeira, veja só...

Por mais que O Cavaleiro das Trevas seja um forte concorrente (teve 10 indicações ao todo, sendo a maioria no segmento técnico), a maior disputa parece estar entre Sangue Negro e Onde os Fracos Não Têm Vez, dois queridinhos que dividem a atenção dos blogueiros e que tiveram indicações para melhor filme, direção e roteiro. O longa de Paul Thomas Anderson lidera a lista de indicados dessa segunda edição do Blog de Ouro com 10 indicações (juntamente com The Dark Knight), ao passo que a fita dos Coen teve 8.

Aliás, os irmãos conquistaram nada menos que 5 indicações, sendo quatro delas por seu longa mais famoso (filme, direção, roteiro e montagem), além de uma para roteiro original com Queime Depois de Ler. Entre os atores, Robert Downey Jr. foi o único que repetiu a indicação do ano passado. Já vencedor do prêmio de ator coadjuvante por Zodíaco, conseguiu ser lembrado na mesma categoria nesse ano por Trovão Tropical. WALL-E repetiu o excelente desempenho de Ratatouille em 2008, mas teve uma indicação a mais para melhor som, totalizando 6. Vale lembrar que o filme de Brad Bird só perdeu na categoria principal no ano passado, portanto estaria o longa de Andrew Stanton destinado ao mesmo?

Filmes muito votados na categoria principal mas que não alcançaram uma indicação foram Na Natureza Selvagem e O Escafandro e a Borboleta, mas mesmo assim foram citados em várias outras categorias. Já Juno e Queime Depois de Ler, os quais nem passaram para o top 15 da Sociedade, tiveram três indicações cada, mostrando a força individual de alguns de seus aspectos.

Espero que tenham aprovado os indicados dessa segunda edição do Blog de Ouro! A partir de amanhã, já enviaremos a cédula de votação para a etapa final (na qual constará maiores explicações), provavelmente com a divulgação do resultado oficial já no próximo domingo (25). Que comece a campanha nos blogs para seus favoritos! Atenciosamente,

Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos


  • QUANTIDADE DE INDICAÇÕES POR FILME


10 O Cavaleiro das Trevas; Sangue Negro.

08 Desejo e Reparação; Onde os Fracos Não Têm Vez.

06 Na Natureza Selvagem; WALL-E.

04 O Escafandro e a Borboleta; Sweeney Todd.

03 Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto; Juno; Queime Depois de Ler.

02 Apenas uma Vez; Elizabeth: A Era de Ouro; Ensaio Sobre a Cegueira; Hellboy II - O Exército Dourado; Homem de Ferro; Vicky Cristina Barcelona.

01 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias; Um Beijo Roubado; Cloverfield - Monstro; A Duquesa; A Família Savage; Kung Fu Panda; Longe Dela; Não Estou Lá; O Nevoeiro; Persépolis; Senhores do Crime; Sex and the City: O Filme; Speed Racer; Trovão Tropical.

13 comentários:

Unknown disse...

Acho que "Desejo e Reparação" também é um queridinho da Sociedade - afinal está no páreo para melhor filme, direção e roteiro.
Um grande abraço a todos, e vamos votar!

Otavio Almeida disse...

Amigos,

Atualizarei a lista de blogs ali ao lado nesta semana. Prometo! Isso é culpa minha. Não do Vinicius.

Vinicius, por favor, mande-me a lista de membros da SBBC por e-mail. Ok? Farei isso nesta semana. E, mais uma vez, parabéns!

Aliás, Vinicius, você escolheu a data do dia 25 por ser meu aniversário? Tô brincando...

Abs a todos!

Marcel Gois disse...

Farei campanha para sim =D

Anônimo disse...

SANGUE NEGRO!!!!

Kamila disse...

Adorei a lista de indicados ao Blog de Ouro deste ano!!! A maior surpresa e a mais agradável, com certeza, foi a indicação de Anamaria Marinca. NUNCA que eu esperava isso!!!!

Sergio Deda disse...

Minha campanha já começou com o BDC Awards hehehehhe muitos dos indicados aqui aparecem na minha lista de favoritos.

Muito ansioso mesmo... e louquinho para votar logo! hehhehe

Kau Oliveira disse...

Estou tão feliz por ter feito parte disso pela primeira vez...

Parabenizo os organizadores e digo que fiquei feliz com 90% dos indicados e, de fato, estou honrado em corpartilhar meus votos com vcs!

Abraços!

Pedro Henrique Gomes disse...

Espero que os Coen levem por direção em Onde Os Fracos Não Têm Vez. Parabéns organizadores e membros!

Alexsandro Vasconcelos disse...

Nem acho que Wall-E ganha aqui. Deve ter um resultado pior do que o conquistado por Ratatouille. Espero que eu esteja errado.

Toda o reconhecimento para os Coen é pouco. Com dois filmes simplesmente magníficos num mesmo ano...

Só achei um exagero de indicações para Sangue Negro, mas tudo bem... ^^

Robson Saldanha disse...

Eu gostei... agora cadê as indicações mesmo? Só tem o total de cada filme? =D

Espero que Na Naureza Selvagem tenha certo reconhecimento, to na torcida!

Robson Saldanha disse...

Esquece... já vi!

=D

fabiana disse...

Ainda não recebi minha cédula! Só pra constar!

beijos

Jonathan Rodrigues disse...

voces acham que foi exagero as indicações da sangue negro?
e TDK foi o que? hsuahausuhahusu

enfim, o filme num deixa de ser sensacional(ambos no caso)