sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

7. O Poderoso Chefão - Parte II (The Godfather - Part II, 1974)


O Poderoso Chefão – Parte II (The Godfather – Part II, 1974) conquistou uma proeza: é a única segunda parte de uma trilogia premiada com o Oscar de Melhor Filme. A história é contada em épocas diferentes para mostrar os diversos lados da mesma moeda – a ascensão dos Corleone na América e o início de seu reinado de sangue e poder. Enquanto o jovem siciliano Vito Corleone (Robert De Niro) começa a construção do império, nos anos 1910, Michael Corleone (Al Pacino) expande o poder do clã em Las Vegas, Cuba e Hollywood, durante os anos 1950.

O universo intimista do Corleone revelado no primeiro filme é expandido aqui em forma de passado e presente. A saga ganha contornos épicos. Sabemos dos passos de Vito Corleone de De Niro como se estivéssemos lendo notas de rodapé. É como se encontrássemos curtas anotações sobre a vida dele em livros abandonados numa velha biblioteca.

Francis Ford Coppola recebeu o seu Oscar de Melhor Diretor, que perdeu dois anos antes ao concorrer pelo primeiro filme da trilogia. É interessante tentar compreender o carisma de Vito e a monstruosidade de Michael. O primeiro constrói e une a família, enquanto o segundo destrói e separa. Mas ambos sempre foram temidos por amigos e inimigos. Onde Michael errou? E onde Vito acertou? Na cena final, logo após saber que seu próprio irmão foi executado sob suas ordens, observamos o Michael Corleone de Al Pacino sozinho, relembrando um jantar com a família unida à espera do pai. Pacino apenas sugere e não diz nada. É o poder do silêncio, que demonstra um homem orgulhoso, mas que já dá indícios da fase de Michael que conheceríamos em O Poderoso Chefão – Parte III. Ou seja, um homem consumido pela culpa. E ele a percebe tarde demais. Seu silêncio termina num grito sem som na emblemática cena da escadaria, que representa o clímax da saga.

O Poderoso Chefão - Parte II (The Godfather - Part II, 1974)
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola e Mario Puzo
Elenco: Al Pacino, Diane Keaton, Robert Duvall, Robert De Niro, Lee Strasberg, John Cazale e Talia Shire

Top 10: 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles

13 comentários:

Ronald Perrone disse...

Apesar de não ter votado nele, é um filme obvio que entraria... mas esperava entre os primeiros...

É um belo filme, com certeza...

Gustavo H.R. disse...

Não sou fã, sinceramente, ao menos das primeiras vezes que o vi - depois, foi crescendo, mas só um pouco, à medida que eu também amadurecia como apreciador de cinema. Sua importância e aclamação são à prova de balas, e se trata de um filme digno, mas não entraria nem no meu top 100.

Unknown disse...

Se tem um buraco realmente sinistro no meu repertório cinematográfico, esse é nunca ter visto nenhum dos filmes do "Poderoso Chefão". E não tem bem uma explicação. Já estive com a caixa contendo os três episódios em mãos.

Kamila disse...

Também não votei na segunda parte de "O Poderoso Chefão". Se pudesse, teria votado na trilogia toda, porque acho que os três filmes funcionam como uma peça só.

Enfim, este "Poderoso Chefão - Parte Dois" merece, com certeza, estar nesta lista.

Wally disse...

Uma obra-prima! Sem sombra de dúvida, pessoalmente, acho o primeiro superior, este com certeza entrando na minha lista do top 10 e entre os melhores desta. Mesmo assim, valeu por lembrar esse filme único, mas se esse merece a primeira posição, seria injustiça se o primeiro não ficasse pelo menos entre os 3 primeiros lugares.

Ciao!

Rafael Carvalho disse...

Opa, outro que estava na minha lista e entrou. É pra mim o melhor da trilogia e de uma força narrativa muito grande. Uma das poucas vezes que uma continuação se se iguala e até ultrapassa seu antecessor, que já é um clássico. Mas acredito que a primeira parte ainda vá aparecer por aqui.

Romeika disse...

Eu votei no primeiro, mas o segundo também é espetacular.

Moacy Cirne disse...

Um bom filme. Prefiro a primeira parte.

Andressa Cangussú disse...

Interessante!
Concordo com a Kamila que é realmente dificil pensar na trilogia de forma separada, mas fiquei muiiiiiiiiiito feliz de ver a segunda parte por aqui! Como não canso de espalhar: adquiri essa obra-prima por apenas R$11,90 nas Americanas!!

Adoro toda a série e O Poderoso Chefão (Parte I) é meu voto de primeiro lugar! Espero vê-lo no míiiiinimo em segundo! (Até porque sinto que tem chances de perder...quem sabe para o Senhor dos Aneis?)

Enfim! Fanática pela série e feliz pela presença dessa parte no Top10!

Como disse Rafael, é REALMENTE difícil ver uma sequencia se destacando!

Rogerio disse...

Nao duvido que o primeiro filme tambem entre nessa lista. Apesar de nao ter votado em nenhum deles, a parte II é levemente melhor pra mim.

Alexsandro Vasconcelos disse...

Coppola é Coppola. Se bem que eu ainda prefiro O Silêncio dos Inocentes do que O Poderoso Chefão.

Abraço

Marcus Vinícius disse...

Grande filme, mas o primeiro é especial.

Anônimo disse...

Engraçado que ainda não vi essa parte de "O Poderoso Chefão", o que é um crime, sei... É o único capítulo da trilogia que não vi, inclusive votei no primeiro - que deve ocupar uma posição de destaque nessa lista.