segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

6. ...E O Vento Levou (Gone With the Wind, 1939)

Muitos dizem que o ano de 1939 foi o melhor da história da indústria cinematográfica hollywoodiana. O reflexo disso pôde ser visto na lista de indicados ao Oscar daquele ano. No lugar do habitual número de cinco indicados à categoria principal (a de melhor filme), tivemos uma lista de dez concorrentes à estatueta dourada.

Um desses candidatos era ...E O Vento Levou, do diretor Victor Fleming (homem por trás de O Mágico de Oz, outra obra-prima produzida em 1939), e filme que ocupa a posição de número 08 na lista de Melhores Filmes de Todos os Tempos de acordo com os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.

Mais do que uma obra-prima do cinema norte-americano, ...E o Vento Levou é uma prova de todos os elementos que faziam do cinema hollywoodiano a menina dos olhos de cinéfilos em todo o mundo. Uma produção megalomaníaca (e totalmente problemática, tendo em vista que mais de cinco diretores contribuíram com a obra), fruto da mente de David O. Selznick, um dos maiores difusores de todo um sistema em que o produtor era a peça mais importante na engrenagem da fábrica de sonhos que é o cinema (num momento que antecedeu o chamado star-system). Um filme com diálogos marcantes, uma música inesquecível e que continua a ser uma das obras mais amadas pelos cinéfilos, incluindo aqueles de gerações mais recentes.

Baseado no aclamado livro de Margaret Mitchell, ...E O Vento Levou conta a saga de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), garota rica e mimada que vive no Sul dos EUA. Quando a Guerra da Secessão começa, Scarlett é obrigada a amadurecer ao ver a pobreza, a fome e o sofrimento. Ela se casa com Rhett Butler (Clark Gable), um homem que ela odiava e aprenderá, aos poucos, a valorizar. O final de ...E O Vento Levou é uma das cenas mais clássicas do cinema e uma prova concreta de toda a mitologia que envolve esta produção, bem como o seu casal central.

Vencedor de nove Oscars – incluindo o de melhor atriz coadjuvante para Hattie McDaniel, que entraria para a história como a primeira atriz negra a ser indicada e vencer um prêmio da Academia -, ...E O Vento Levou é um daqueles filmes que explicam o por quê de o cinema ser uma arte tão apaixonante.

Direção: Victor Fleming
Roteiro: Sidney Howard
Elenco: Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Hattie McDaniel, Thomas Mitchell, Barbara O’Neil, Evelyn Kayes, Ann Rutherford, George Reeves, Fred Crane

Top 10: 6) ...E O Vento Levou, de Victor Fleming, 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles

13 comentários:

Otavio Almeida disse...

Deus abençoe o cinema! Parabéns pelo texto, Kamila! Ver E O VENTO LEVOU não emociona somente por ser o filme que ele é. Mas por lembrar o que o cinema já foi. E, ao mesmo tempo, é uma sensação que dá um pouco de esperança aos cinéfilos, não?

Bjs!

Rafael Carvalho disse...

Caramba, faz um tempão que vi esse filme e sinceramente não sei dizer se entraria no meu top 10. Lembro que gostei muito da inesquecível Scarlet O'Harra, e da cena que ela utiliza a cortina para fazer um vestido. Mas a cena final é fenomenal. Preciso revê-lo urgentemente.

Kamila disse...

Finalmente um filme no qual votei faz parte da lista do top 10 da SBBC. "... E O Vento Levou" é O filme. A imagem perfeita da Hollywood fábrica de sonhos.

Otavio, obrigada. Acho que você definiu bem o filme. "... E O Vento Levou" é a prova do que o cinema já foi. Assistir a este filme dá uma saudade danada. E tenho esperança sempre, Otavio. :-)

Beijos.

Anônimo disse...

Sinceramente não gosto tanto assim de "E o Vento Levou", apesar de reconhecer sua importância para a história do cinema - portanto sua presença no top 10 é bastante justa. Sei lá, das duas vezes que vi não consegui me "apaixonar" pela história - de qualquer forma, excelente texto, Kamila!

Alexsandro Vasconcelos disse...

Falou e disse Kamila. E O Vento Levou é uma das obras cinematográficas que existem. Direta ou indiretamente, foi e está sendo base para muitos filmes, seriados e novelas desde então. Mas apesar de todos os prols, não estaria em meu top 10. Não que o filme seja ruim ou medíocre, longe de mim. Mas acredito que há outros 10 filmes melhores que esse. Mas mesmo assim, E O Vento Levou merece ser aplaudido de pé ao final de cada exibição.

Wally disse...

O primeiro da lista do qual ainda não conferi, mas prometo fazer isto até o fim do ano.

Andressa Cangussú disse...

Também preciso rever!!! Mas me lembro que gostei muito!
Lugar justo na lista, só não comento muito por não estar tão recente em minha cabeça...

Que o Top 10 continue, pois estou adorando!!

Gustavo H.R. disse...

E O VENTO LEVOU é um dos vários filmes - mas o maior, sem sombra de dúvida - que servem para demolir acusações preconceituosas como as de que os épicos de Hollywood são pastiches descartáveis e vazios.
O texto explica acertadamente os motivos que tornam essa obra-prima clássica atemporal e dona do título de filme mais visto nas salas de cinema na história.
Ficou em 3º lugar na minha listagem pessoal.

Moacy Cirne disse...

O texto de Kamila talvez seja mais interessante do que o filme, uma obra mais do produtor do que dos dois ou três diretores que o realizaram, apesar de uma única assinatura: a de Fleming. Nunca gostei muito desse filme. Mas reconheço a sua importância para a indústria cinematográfica. Um abraço.

Romeika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romeika disse...

Nossa, não tem nada do que eu votei até agora rsrsrs.. Adoro o filme, muito mais pela presença da Vivien Leigh do que qualquer outra coisa. Muito bom o texto, Kamila!

Victor disse...

Fico feliz de ter entrado no Top 10! O filme é um marco pro cinema, merece com todos os méritos!
Só não me passa o "Beleza Americana" ainda na lista..hehe

Alex Gonçalves disse...

Outro grande filme deste Top 10. Sem dúvida, um dos maiores épicos românticos da história do cinema, onde tudo funciona e permanece atual para todas as gerações.