sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

8. O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991)

Existem certos personagens que são maiores do que os atores que os interpretaram ou dos filmes que estrelaram. Hannibal Lecter é um deles. Na pele do ator galês Anthony Hopkins, o personagem ganhou uma aura mítica e, em se tratando do fato de que Hannibal é um dos melhores vilões da história do cinema, saber que ele ganhou a admiração de muitos cinéfilos chega até a ser bastante curioso.

O Silêncio dos Inocentes, filme que marca a estréia de Hopkins no papel (que já foi de atores como Brian Cox e Gaspard Uliel), é o dono do posto número 8 do Top 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos, de acordo com os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.

Em uma atmosfera dominada pelo sentimento sombrio, o diretor Jonathan Demme e o roteirista Ted Tally (adaptando o livro de Thomas Harris) contam a história do encontro entre a agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), com o temível assassino Hannibal Lecter. Ela precisa da ajuda dele para desvendar a mente de um psicopata chamado “Buffalo Bill”.

O mais interessante em O Silêncio dos Inocentes é a maneira como Demme aborda o relacionamento que se estabelece entre Clarice e Hannibal. O último faz com que a primeira se sinta consumida pela sua personalidade dominante. E é a partir disso que vemos a agente do FBI confrontando seus medos e indo além de todos os seus limites.

Um dos poucos filmes a serem premiados com os cinco Oscars principais (melhor filme, diretor, roteiro, ator e atriz), O Silêncio dos Inocentes é um filme que dá uma aula de como se fazer uma obra de suspense psicológico sem ter que acabar apelando para fórmulas batidas ou reviravoltas sem sentido. O filme conta sua história de forma direta, sem rodeios e inserindo a platéia completamente dentro de seu universo.

Direção: Jonathan Demme
Roteiro: Ted Tally
Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn, Anthony Heald, Ted Levine, Frankie Faison

Top 10: 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme; 9) Beleza Americana, de Sam Mendes; 10) Cidadão Kane, de Orson Welles.

20 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Faz um bom tempo que assisti a O Silêncio dos Inocentes e acredito que a discussão sobre se o filme merece mesmo estar entre os 10 mais de todos os tempos irá continuar. Mais uma vez, estaria longe do meu top 10, embora seja um filme grandioso e bastante compreensível que apareça aqui na lista. E até hoje os olhares calmos mas cortantes do Lecter de Hopkins me enchem de medo e terror. Me deu até vontade de rever o filme.

Kamila disse...

Adoro "O Silêncio dos Inocentes". Acho um trabalho notável de direção, atuação e roteiro. Mas, o filme passa longe do meu top 10 de todos os tempos.

Anthony Hopkins é simplesmente um gênio somente pela maneira como compôs o Hannibal. Este personagem vai ser algo permanente na história do cinema.

Anônimo disse...

"O Silêncio dos Inocentes" quase entra no meu top 10 (ficou na posição 14, para ser mais preciso), por isso fico feliz com esse reconhecimento da Sociedade. E o top continua perfeito...

Dr Johnny Strangelove disse...

ai é um filmaço ... sem duvida ... pena que suas sequencias são tão inferiores a esse incrivel filme ...

Gustavo H.R. disse...

Está no meu Top 20. Um verdadeiro marco do horror psicológico (ou romance, como alguns preferem vê-lo). A maneira com que Demme comanda o filme é memorável: os tensos close-ups, o som bem trabalhado, a música nunca intrusiva de Howard Shore. Uma obra-prima.

Ronald Perrone disse...

Obviamente, dicordo da presença dele no top 10 também, heheh

Até gosto muito do filme, Hopkins como Lecter é fenomenal e todas as cenas com ele são inesquecíveis...

Mas da série, prefiro Dragão Vermelho, não aquela porcaria com Edward Norton, mas sim, a versão de 1986, dirigido pelo Michael Mann...

Unknown disse...

Curioso ser esse o oitavo lugar. Nunca poderia imaginar. É um bom filme, sem dúvida. Porém, não figura nem no meu top 300... E isso não é uma hipérbole.

Anthony Hopkins fez direitinho o dever de casa e imortalizou Lecter como um vilão digno de sequências. Pena que elas, as sequências, não foram dignas do vilão.

Abs.

Marcus Vinícius disse...

Filmaço! Hopkins tá perfeito nesse filme. Se fossemos montar um top de atuações, essa figuraria entre as 5 primeiras com certeza. Mas quanto ao filme, será que só eu colocaria ele no top 10 ou talvez até num top 5?

Alex Gonçalves disse...

Estou cada vez mais feliz com este resultado (e ansioso ao saber qual o filme que ocupa o primeiro posto). Sem sobre de dúvidas "O Silêncio dos Inocentes" é um dos grandes filmes da década passada e o grande marco do gênero. Também gosto bastante de todas as suas sequências.

Wally disse...

O Silencia dos Inocentes é, sem duvida, uma obra-prima do cinema do suspense e merece cada elogio, mas ele passaria bem longe de um top 10 meu.

De qualquer forma, notável.

Romeika disse...

Assim como os dois filmes anteriores, tb não entrou no meu top 10. Sem dúvida um filme excelente, que certamente entraria numa lista dos meus suspenses favoritos de todos os tempos e dos melhores filmes da década de 90. Concordo com o texto quando diz que a personagem é maior do que o filme. A atuação do Hopkins é mesmo genial e inesquecível.

Moacy Cirne disse...

Acredito que O Silêncio dos Inocentes não figuraria nos meus "600 Mais", embora seja um filme bastante razoável. Aliás, eu diria a mesma coisa sobre A beleza Americana, embora me pareça melhor. Enfim, lista é lista. Um abraço. E parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...

Nossa, até agora estou gostando muito do TOP 10, só filmaços!

Cidadão Kane - não estava em meu TOP 10, por simplesmente não ter assistido. Já peguei o filme, e assistirei em breve.

Beleza Americana - Esse sim figura os melhores filmes sim! A direção de Sam Mendes é tão subliminar e tocante, dá até vontade de rever.

Silêncio dos Inocentes - Esse é outro filmaço, é um terror psicológico de gelar a espinha. Cada cena que Hopkins aparecia, ficava em estado de alerta. Com uma atuação daquela, quem não ficaria?

Filmaços! Veremos o próximo!

OBS: Parabéns pelos textos, Kamila e Otávio, muito bem escritos!

Rogerio disse...

Brilhante a apariçao do Lecter nessa lista. Esse estava entre os meus 10, mas sinceramente nao acreditava que ele pudesse figurar entre os melhores.O filme é de roer os dedos só de olhar p/ ele.
Otimo saber que mais gente alem de mim tambem votou no thriller!!!
Comecei a gostar da lista, hehe!!
Abs

Rafael Carvalho disse...

Depois de mais de 10 anos, revi o filme hj. Que suspense psicológico fantástico, muito bem dirigido e com um roteiro impecável. Mas se Beleza Americana não entraria num top ten, esse está muito mais longe disso.

Otavio Almeida disse...

Alguém sabe o que o Jonathan Demme anda fazendo da vida?

Abs!

Kamila disse...

Otavio, eu não sei. Só sei que o último filme dele foi a refilmagem de "Sob o Domínio do Mal".

Andressa Cangussú disse...

Adoro esse filme!
Como todos já disseram Hopkins dá show!
É aterrorizante e vai direto no psicológico sem ser apelativo!

Mas tb não está entre os meus 10 favoritos.

Gustavo H.R. disse...

Demme está filmando DANCING WITH SHIVA, comédia com Anne Hathaway. Vai ser lançado no ano que vem!

Alexsandro Vasconcelos disse...

o silêncio dos inocentes em 8°???
estão daqui pra frente vão ser só filmes fodões...
desses três, tiraria só beleza americana mesmo...
achei o filme bom, mas não entraria no meu top 10...

abraço