terça-feira, 2 de outubro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

10. Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)


Uma presença constante nas listas de críticos do mundo inteiro, a obra Cidadão Kane, do diretor Orson Welles, inaugura a lista em ordem decrescente dos 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos, de acordo com os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.

Quando começou a fazer Cidadão Kane, Orson Welles tinha somente 25 anos e já possuía uma fama de visionário – que foi conquistada graças à sua transmissão em rádio da obra A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells. O projeto era bastante ambicioso e tinha o objetivo de contar a trajetória do empresário do ramo de telecomunicações, Charles Foster Kane (vivido por Welles), ao utilizar um recurso narrativo bem diferente: toda a história seria contada através do ponto de vista daqueles que conheceram o magnata, em relatos a um jornalista (Joseph Cotten), que estava escrevendo o obituário de Kane.

Cidadão Kane marcou seu nome na história da indústria cinematográfica ao imprimir uma mudança na linguagem de cinema até então nunca vista antes. Orson Welles e seu diretor de fotografia, Gregg Toland, fizeram uso de sombras e de distorção de imagens, de longas seqüências sem cortes, de tomadas e focos em ângulos de câmeras inéditos, entre outras mudanças revolucionárias.

Além disso, o filme causou bastante controvérsia por causa das semelhanças entre Charles Foster Kane e o magnata da vida real William Randolph Hearst, que tentou a todo custo impedir a produção do filme – a história por trás das filmagens de Cidadão Kane pode ser vista no telefilme RKO 281, de Benjamin Ross.

O resultado de tudo isso é um filme que é uma das poucas unanimidades da história do cinema e que deixou frases e cenas marcadas nas memórias de cinéfilos em todo o mundo.

Direção: Orson Welles
Roteiro: Herman J. Mankiewicz e Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ruth Warrick, Ray Collins

13 comentários:

Otavio Almeida disse...

O interessante é que a lista mostra o que uma nova geração gosta. Acho que os membros da SBBC devem ter algo em torno de 16 a 30 anos, certo? É uma geração que admira clássicos, mas que também sabe identificar o que há de bom nos dias de hoje.

Prova disso é a inclusão de CIDADÃO KANE na lista. Em 10º, ok. Mas ainda lá. Parabéns a todos!

Abs!

Ronald Perrone disse...

Adorei ver Cidadão Kane na lista, apesar de não ter votado nele e nem ser meu Welles preferido. Mas reconheço a importancia de sua obra para a evolução da linguagem cinematográfica... e que venham os próximos filmes!
Abraços!

Rogerio disse...

Apesar de não ter votado no Kane, e ele nao figurar nem perto da minha lista dos 10, respeito o filme e admiro a coragem que tiveram de realizá-lo naquela época.
Ainda acho que ele figurar na lista de blogueiros dessa faixa etária Otavio, é mais por respeito do que por identificação e devoção dos blogueiros pelo longa.
Estou roendo as unhas aguardando pelos proximos, hehe
Abraço!!

Kamila disse...

Também não votei no "Cidadão Kane", mas reconheço a importância que o filme tem para a indústria cinematográfica.

E que venham os próximos posts!!!

Rafael Carvalho disse...

Cidadão Kane está no topo da minha lista dos 10 melhores. Todo mundo falava do filme e eu queria muito ver, quando de repente uma professora apareceu lá na faculdade pra passar o filme na sala de aula. Fiquei boquiaberto durante vários momentos da projeção. Nunca mais vou esquecer dele e minha adimiração pelo filme só tende a crescer. E quase, quase não rola aqui na seleção oficinal do blog, mas conseguiu resistir bravamente. Espero ansioso pelos outros colocados.

Wally disse...

Não enviei minha lista pois, bem, não consegui terminá-la. Ainda tenho muitos filmes para ver e rever, mas acredito que Cidadão Kane entraria fácil no meu top 10, ou pelo menos um top 15, sem dúvida. Filmaço, fiquei fascinado.

Gustavo H.R. disse...

Não votei em KANE simplesmente por não tê-lo visto ainda, mas sua presença numa listagem votada por um grupo em sua maioria compreendido por jovens - como Otávio assinalou - é verdadeiro um testemunho de seu prestígio, que em nada diminuiu mesmo tendo mais de 60 anos de vida.

Anônimo disse...

Assim como o Gustavo, não votei por não ter visto ainda, mas a escolha está mais do que aprovada! E aguardo o número 9 (tomara que seja algum do meu top 10, hehehe).

Até mais!

Wiliam Domingos disse...

Não mandei indicações para lista porquê realmente esqueci, a data passou.....rsrsrsrsrs!
Mas foi o primeiro e último deslize com a SBBC!
uhauahauh
Bacana msm que Cidadão Kane esteja em décimo...sinal de que os próximos colocados são filmes interessantes, no mínimo bem escolhidos!
Abraço

Unknown disse...

Do Welles eu prefiro "A marca da maldade". Menos brilhante, mas bem mais provocador.

Abs.

Dr Johnny Strangelove disse...

Se esse filme não estiver na lista dos melhores filmes de todos os tempos ... não é uma lista dos melhores filmes
hehehe

Abraços

Alex Gonçalves disse...

Pessoal, consegui um tempo para me inscrever na premiação dos melhores do ano. As informações necessárias já foram enviadas ao e-mail que o Otavio deixou. Não consegui votar nesta seção do Top 10, mas ficarei comentando enquanto vem as outras posições.

Otavio Almeida disse...

Alex, já te cadastrei! Obrigado! Abs!