segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

9. Beleza Americana (American Beauty, 1999)

Em 1999, o diretor Sam Mendes foi comparado a Orson Welles. Na época, muitos críticos disseram que sua estréia como cineasta foi a mais celebrada desde que Welles surgiu com Cidadão Kane, o número 10 da lista dos melhores filmes de todos os tempos de acordo com a Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.

O 9º lugar fica com Beleza Americana, vencedor de cinco Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor (Sam Mendes), Melhor Roteiro Original (Alan Ball), Melhor Ator (Kevin Spacey) e Melhor Fotografia (Conrad L. Hall). Beleza Americana representou o primeiro Oscar de Melhor Filme para a Dreamworks.

Logo no início, sabemos que o filme é narrado por um cadáver, Lester Burnham (Spacey). Sam Mendes e Alan Ball (criador da série Six Feet Under) fizeram uma homenagem direta ao começo de Crepúsculo dos Deuses (1950), do mestre Billy Wilder, que é narrado pelo “espírito” de William Holden.

Beleza Americana
não é “apenas” uma sátira à família. É sobre um homem que estagnou no espaço e no tempo. E o pior de tudo: ele reconhece isso. O que fazer da vida quando não adianta mais sonhar? E o que fazer quando ninguém mais te respeita? Ao saber disso, Lester Burnham decide viver cada minuto intensamente. Como homem, ele pode até desaprovar seus instintos, mas se recusa a desistir de satisfazer seus desejos mais profundos. Ele pode estar errado, mas Lester precisa provar (a si próprio) que não é um perdedor. E suas ações afetam toda a sua família (e vizinhos). É um filme sobre os medos de sempre em uma sociedade moderna.

É um roteiro que Billy Wilder teria adorado. Beleza Americana é um dos filmes mais influentes para uma nova geração de cinéfilos. É uma obra que ainda merece discussão e que deve ser estudada ao longo dos anos. Nada é o que parece em Beleza Americana. Para entender suas mensagens, é bom “olhar mais de perto”, como está escrito no cartaz do filme.

Beleza Americana (American Beauty, 1999)
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Alan Ball
Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari e Chris Cooper

Top 10: 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles

17 comentários:

Kamila disse...

Belíssimo texto, Otavio. Não sou a maior fã de "Beleza Americana", mas reconheço o valor do filme.

Ronald Perrone disse...

Não desmerecendo o texto, que ficou realmente ótimo, nem o filme, que é muito bom, a minha opinião é que esse top já baixou o nível. Nem de longe Beleza Americana ficaria a frente de Cidadão Kane, muito menos entraria num top 10 de melhores filmes de todos os tempos... entraria talvez numa lista de 300 melhores filmes de todos os tempos, quem sabe...

Romeika disse...

Um dos meus filmes favoritos, mais não o colocaria numa lista de dez melhores de todos os tempos (não votei no filme). Da primeira vez que o vi, não gostei muito, mas numa revisita, nesse "olhe mais de perto", me encantei com suas sutilezas.

Otavio Almeida disse...

Ronald, na verdade, a escolha do filme não é absurda. A média de idade dos blogueiros cinéfilos da SBBC está entre 16 e 30 anos.

Temos aí DVDs para descobrir cássicos, etc. Mas isso leva tempo. É perfeitamente normal.

BELEZA AMERICANA foi um dos filmes mais festejados dos últimos anos. Particularmente, não concordo com a inclusão do filme entre os 10. Mas é compreensível.

Abs!

Otavio Almeida disse...

Eu quis dizer "clássicos". E não "cássicos". ;-)

gustavo disse...

está no meu TOP 10 !!!!
Um dos meus favoritos.
sempre.

Unknown disse...

Eu acho "Beleza Americana" muito fraco, mas muito fraco mesmo. A única coisa bacana é o título, que leva o nome de uma flor abundante no solo estadunidense que é linda, mas não tem cheiro.

O filme também é assim, na minha opinião: bela fotografia, bela montagem, belos diálogos, belos atores... mas sem cheiro.

Na mesma época em que vi esse filme, lá pro final dos anos 90, assisti também a uma das mais contundentes e perturbadoras críticas sociais cinematográficas: "Felicidade", do Todd Solondz. Esse sim, um grande filme! Passou despercebido...

Abs!

Ronald Perrone disse...

Putz, o vulgo Dudu disse tudo ao relembrar Felicidade, um dos filmes americanos mais perturbadores dos ultimos anos e quase ninguem conhece.

Concordo, Otávio, que não é absurdo a entrada se Beleza Americana na lista, mesmo assim, na minha opinião o nivel da lista chamada "10 melhores filmes de todos os tempos" baixou e muito com a entrada do filme, ainda mais na frente de Cidadão Kane...

tô até com medo dos próximos que ainda virão, não ficaria surpreso se entrasse um Coração valente, Senhor dos Anéis, Gladiador, e outros filmes que ganham o oscar e já são considerados clássicos...

tomara que eu esteja errado.

Wally disse...

Não sou de favoritismo, mas considero Beleza Americana meu filme predileto e se eu tivesse entregue a minha lista, teria figurado como número 1. Pode não ser o melhor filme de todos os tempos, mas é sem dúvida, o que mais meche comigo. Inesquecível, ou S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R como diria o próprio Lester e a frase do filme também é aminha preferida do cinema: olhe bem de perto...

Fiquei extremamente feliz por figurar entre o top 10.

Gustavo H.R. disse...

Esse quase, quase entrou na minha lista enviada. De fato, foi o primeiro drama adulto a que assisti nos cinemas. Um marco.

Rogerio disse...

Ué, cade esse povo que votou no Beleza Americana? Até agora ninguem que comentou votou nele, ou pelo menos assumiu.

Quero esperar o 8º filme, pois acho que vai ser a prova dos nove(ou dos 10?) sobre a identidade dos blogueiros cinéfilos.

Por um lado está "Cidadão Kane", que nao é da geração de ninguem, mas tem o seu valor. Por outro "Beleza Americana", que apesar de lindo não tem cacife pra desbancar varios outros classicos, que com certeza vao ser deixados de fora.

Mas a "beleza" de tudo isso, é que estamos numa democracia, e gosto é gosto; mas... nao quer dizer que seja melhor, haja vista o Lula.

Otavio Almeida disse...

Ronald, adoro CORAÇÃO VALENTE, GLADIADOR e, principalmente O SENHOR DOS ANÉIS.

Rogerio, nem todos os membros da SBBC comentaram ainda nesses dois posts... mas juro que BELEZA AMERICANA ganhou votos ;-)

Para mim, a surpresa (o grande sacrilégio) vem na posição de número 4. Mas como vc disse, isso é democracia.

Abs!

Ronald Perrone disse...

Otávio, também gosto desses filmes, mas acho superestimados por demais....

Rafael Carvalho disse...

Também não votei no filme mas o revi recentemente. Assim como a Romeika, me encantei muito mais com ele numa segunda conferida. Parecia até que era um outro filme o que eu estava assistindo. Gostei imensamente. Talvez seja um dos melhores filmes dessa década, mas não sei se merece mesmo entrar num top 10 dos melhores de todos os tempos, um exagero. Mas de qualquer forma, é compreensível sim, mas confesso que receio o que vem por aí nas próximas posições. Mas o bom é que gera discussão, o que sempre é válido.

Anônimo disse...

Adorei essa escolha, "Beleza Americana" era o número 4 de meu top 10, sem dúvida um dos melhores filmes de todos os tempos!

Dr Johnny Strangelove disse...

na moral ... desde quando saiu em 1999 eu nunca tive, saco, empolgação para ver esse filme.
o curioso é que em uma critica da época disse que era Clube da Luta sem as lutas, bizarro não ...

mas realmente não merece está entre o top 10 ...

Andressa Cangussú disse...

Como a muitos outros, não me espanta a presença de Beleza Americana!
Eu sei que muitos filmes melhores serão deixados de fora, mas há de se convir que muitos classicos também não fazem o gênero dos que votaram (como Beleza Americana mostrou fazer).

Nem justo, nem injusto, e super aceitável!
Filme maravilhoso, reflexivo, invador! Com certeza dentre os meus preferidos!