segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

5. Pulp Fiction – Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994)


Em 1992, o mundo conheceu o talento de Quentin Tarantino. O filme era Cães de Aluguel. Na época, a produção chamou a atenção de ninguém menos do que Martin Scorsese, que encheu o novato de elogios.

Mas foi com Pulp Fiction – Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994), que Tarantino conquistou os cinéfilos. Não importa se o filme ganhou a Palma de Ouro ou se perdeu o Oscar para Forrest Gump. O que realmente importa é que Pulp Fiction é o filme mais influente dos anos 1990. Além disso, revelou um autor.Tarantino valoriza a força da palavra no roteiro ao discutir violência, cultura pop e histórias policiais de bolso em mesas de bar (ou em leituras de banheiro). Ele não influenciou apenas cineastas e roteiristas, mas uma geração inteira de cinéfilos, que coloca Pulp Fiction na 5ª posição na escolha da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos dos 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos.

Um dos blogueiros da SBBC, Cassiano Sairaf, fez uma bela resenha sobre o filme em seu blog,
Museu do Cinema. Não é preciso dizer mais nada.

Pulp Fiction – Tempo de Violência
(Pulp Fiction, 1994)
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino e Roger Avary
Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Tim Roth, Bruce Willis, Maria de Medeiros, Ving Rhames e Eric Stoltz

Top 10: 5) Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino, 6) E o Vento Levou, de Victor Fleming, 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles

12 comentários:

Romeika disse...

Finalmente um filme que eu votei!:-) Filmaço, ficou marcado na minha memória pra sempre. As minhas cenas favoritas são, na mesma sequência: a pré-overdose, overdose e pós-overdose da personagem da Uma Thurman. Genial!

Romeika disse...

Ah, e a cena inicial tb!!! Ah, adoro o filme todo.

Kamila disse...

Não votei nesse filme, mas adoro "Pulp Fiction". Acho que é um marco do cinema recente. Assim como a Romeika, adoro as cenas da pré-overdose, overdose e pós-overdose da personagem da Uma Thurman.

Rafael Carvalho disse...

A frente de seu tempo, Tarantino incorporou o pop ao cinema criando um estilo próprio ao mesmo tempo que modernizou a linguagem cinematográfica. Esse não podia faltar no Top 10.

Dr Johnny Strangelove disse...

Pulp Fitcion não é um filme qualquer ...
é uma experiencia que sempre tem que ser renovada a cada ano para nos cinefilos ... vi na época e até hoje me arrepio com o filme
com certeza é pra top 10!

Gustavo H.R. disse...

Vergonhosamente, nem sequer assisti (por enquanto) a essa obra que marcou a década passada...

Wiliam Domingos disse...

Tarantino sabe criar cinema usando cenas bizarras, as que nunca se apagam da memória...Esse filme é cheio disso!
Não tem a cena, tem as cenas...
Mas eu não votaria nesse filme nem para o décimo!
Todo o contexto que gira em torno dele, como a "divulgação" do nome Tarantino, a cultura pop, a violência e tal, tal...isso é o ponto forte, mas eu vou ter que ser o contrário as idéias do pessoal...o filme não é tudo isso que dizem ser!
Cãos de Aluguel sim, esse é cinema...um puta cinema Tarantino, com roteiro de arrepiar em estilo, vulgarismo e habilidade!
Enfim....
Acho que Pulp Fiction, em quinto não cai legal...talvez em décimo, ou nem isso!
Abraço

Wally disse...

Com toda certeza mereceu sua colocação. Entraria fácil no meu top 5, talvez até no top 3. Acho um filmaço, do típo que fico sem palavras para descrever exatamente a experiência. Fantástico e inesquecível.

Museu do Cinema disse...

Eu sou suspeitissimo para falar desse filme, acho que ficou em quinto por causa dos meus dez votos...brincadeira!

Acho sensacional a maneira como Tarantino transformou esse filme em obra-prima para cinéfilos do mundo inteiro. Não tem quem explique a paixão que ele provoca.

Obrigado pelo elogio Otávio!

Alexsandro Vasconcelos disse...

Não gosto muito dos filmes do Tarantino. Ele é um ótimo diretor, mas tem algo nos filmes dele que não me agrandam. Porém, Pulp Fiction é uma exceção. O filme é muito bom, mas não estaria no meu top 10.

Abraço

Anônimo disse...

Só agora vi que ainda não tinha comentado... "Pulp Fiction" ocupa a nona posição na minha lista, o segundo filme depois de "Beleza Americana" que apareceu nesse top 10. Sem dúvida muito merecido!

Otavio Almeida disse...

Royale with Cheese...