sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

4. Magnólia (Magnolia, 1999)

O diretor e roteirista Paul Thomas Anderson é chamado, por muitos de o Robert Altman da atualidade pela capacidade que possui de contar histórias sobre vários personagens que, apesar de serem independentes entre si, estão ligadas por algum tipo de conexão que só nos fica clara na medida em que a história progride.

Anderson atingiu o ápice de sua criatividade artística (pelo menos até que There Will Be Blood estréie e confirme todas as expectativas positivas que se tem em torno do filme) com Magnólia, de 1999, obra que ocupa a posição de número 04 no Top 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos de acordo com os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.

Magnólia nos coloca diante de nove histórias que acontecem durante um dia na cidade de San Fernando Valley, que fica na área de Los Angeles, Califórnia. São elas: Frank T. J. Mackey (Tom Cruise, numa performance indicada ao Oscar 2000), um autor de auto-ajuda cujo pai (Jason Robards) – um doente terminal – o procura depois de anos ausente; Linda Partridge (Julianne Moore), a esposa do pai de Mackey, que tem que lidar com a eminente morte de seu marido e com o sentimento de culpa pela sua infidelidade; Donnie Smith (William H. Macy), uma ex-child star; Stanley Spector (Jeremy Blackman), a atual child-star que lida com as pressões familiares; Phil Parma (Philip Seymour Hoffman), o enfermeiro do marido de Linda; Jimmy Gator (Philip Baker Hall), o apresentador de um quiz show que procura a reconciliação com a filha Claudia (Melora Walters) e o policial (John C. Reilly) que só quer encontrar alguém para aplacar sua solidão.

No caso de Magnólia, a conexão acontece através do uso da música da cantora Aimee Mann (Paul Thomas Anderson escreveu o roteiro do filme escutando as canções dela). Muitos irão se lembrar de “Wise Up”, que faz parte de uma das cenas mais marcantes do filme. Mas, todos deveriam pensar mesmo é em “Save Me” (música indicada ao Oscar 2000) e cuja frase “If you could save me from the ranks of the freaks, who suspect they could never love anyone” representa tudo aquilo que os personagens criados por Paul Thomas Anderson procuram.

Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco: Julianne Moore, William H. Macy, John C. Reilly, Tom Cruise, Philip Baker Hall, Philip Seymour Hoffman, Jason Robards, Alfred Molina, Melora Walters, Jeremy Blackman, Melinda Dillon, Luis Guzmán

Top 10: 4) Magnólia, de Paul Thomas Anderson, 5) Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino, 6) E o Vento Levou, de Victor Fleming, 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles

15 comentários:

Diário de Dois Cinéfilos disse...

Filmes como Cidadão Kane, Pulp Fiction, Beleza Americana e etc estiveram nessa lista, e me surpreendi com a inclusão de Magnólia. Sim, é um filme muito bom tendo um roteiro muito interessante (aliás, o roteiro é o que surpreende no filme) , porém não figura meu TOP 200!
Acredito que ainda existem filmes com mais qualidades que Magnolia, que não figuraram ainda nessa lista..

Entre todos, esse foi o único que não concordei.

Kamila disse...

Esta é a indicação da lista de melhores mais surpreendente até agora. "Magnólia" não teve meu voto. Não sou a maior fã do filme, mas acho mesmo que esta é a melhor obra feita pelo PT Anderson.

Rafael Carvalho disse...

Caramba, também me surpreendi com a inclusão desse filme aqui na quarta posição. Mas de qualquer forma, adoro muito o filme e mesmo qeu possa ser exagerada sua inclusão na lista de 10 mais, é cinema dos bons. Preciso ver mais coisas do PT Anderson.

Dr Johnny Strangelove disse...

Poxa, estou surpreso, um filme de proporções unicas, onde consegue tirar a lagrima do homem mais bruto e qualquer pessoa que irá ver esse filme com certeza irá se ver ao longo desse emaranhado de tramas.

só acho um pouco estranho ele está a frente de O Poderoso Chefão Parte II e Cidadão Kane, mas comparado aos outros, mais do que justo

Gustavo H.R. disse...

Os méritos desse filme de P.T. Anderson são muitos, e sólidos. Um grande drama épico-intimista, um belíssimo e provocante filme-coral.
Agora, o 4º lugar me parece desproporcional, mas de qualquer forma, está no meu Top 100.

Wally disse...

Filme maravilhoso em todos os sentidos. Essa lista está ficando realmente muito, muito boa. Magnólia entra também em meu top 5.

Anônimo disse...

Sendo o nº 1 da minha lista, estava esperando que o filme aparecesse no top 10, mas essa posição realmente me surpreendeu - ótima e merecida, por sinal. Enfim, o texto está muito bom e representa tudo aquilo que penso sobre o filme.

Alex Gonçalves disse...

Gosto demais de "Magnólia", de longe o melhor filme de Paul Thomas Anderson. Mereceu a posição, ainda que os filmes postados anteriormente fossem um pouco melhores.

Moacy Cirne disse...

Oi, se eu fizesse um "Top 1500" provavelmente ele figuraria... Enfim, lista é lista. Um abraço.

Rogerio disse...

Ainda que seja o melhor do Thomas Anderson, e eu o admire muito, é surpresa total figurar entre os 10. Zebra total. É uma democracia maluca essa mesmo. O texto está mt bom. Abs!

Otavio Almeida disse...

Bom, eu não gosto de filme. Mas a maioria gosta. E Paul Thomas Anderson é admirado pelos jovens cinéfilos. A média de idade dos integrantes da SBBC não passa de 30 anos.

Só acho que a galera precisa alugar DVDs de clássicos para entender como Paul Thomas Anderson, um dia, chegou até MAGNÓLIA.

Abs!

Otavio Almeida disse...

Eu quis dizer: "Não gosto DO filme." :)

Andressa Cangussú disse...

É...deu zebra mesmo!
Massss viva a democracia neh?
Preciso rever, pois já está defasado na minha memória, mas na frente de o PoderosoChefão 2? Só se for muiiiiiito melhor do que eu me lembro!

Que venham os 3 primeiros!!!

André C. disse...

Não me surpreendi com o filme na lista, para mim é um dos melhores filmes que já vi, é uma pena que nunca tenha encontrado no Brasil um DVD decente do filme, como o DVD especial que sai no EUA.
Um filme para se pensar, para ver e rever, Magnífico!

gustavo disse...

Meu Número 1 !!!!
Para sempre !