quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

3. Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)


Realizador de obras-primas em diversos gêneros, Stanley Kubrick foi um diretor genial. Pela ficção científica, ele fez 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968) e, pelo terror, entregou O Iluminado (1980). O diretor também criticou duas guerras em Glória Feita de Sangue (1957) e Nascido Para Matar (1987), além da Guerra Fria, em Dr. Fantástico (1964). Entre muitos outros gêneros, Kubrick fez o filme definitivo sobre a violência, Laranja Mecânica (1971), o número 3 da lista da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos para os 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos.

É a história do jovem Alex de Large (Malcolm McDowell), líder dos “Drugues”, um grupo delinqüente que vive uma rotina incomum. Eles espancam mendigos, invadem casas para roubar, agredir e matar, além de desafiar gangues rivais em lutas sem limites ou regras. Um dia, Alex é capturado pela polícia e entregue ao Governo para uma experiência capaz de anular o instinto violento do ser humano.

Stanley Kubrick discute a violência física e mental do Homem, e também do Governo. Em Laranja Mecânica, o cineasta lança diversas perguntas ao público: “Quem é capaz da pior espécie de violência? O indivíduo ou o Estado? Está tudo interligado? A lavagem cerebral para corrigir um homem como Alex é definitiva? É correta?”. Com quatro indicações ao Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem), Laranja Mecânica incomoda, impressiona e influencia cineastas até hoje.

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke, John Clive, Adrienne Corri e Carl Duering

Top 10: 3) Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, 4) Magnólia, de Paul Thomas Anderson, 5) Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino, 6) E o Vento Levou, de Victor Fleming, 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles

10 comentários:

Kamila disse...

Gosto muito de "Laranja Mecânica" e acho que o filme ocupa o lugar certo nessa lista. A obra de Kubrick é atemporal, chocante e influência total para filmes como "Clube da Luta" e "Oldboy", por exemplo.

Wally disse...

"Incomodo e impressiona"! Perfeito isso que você disse Otavio. É um inesquecível e eterno filme, que dificilmente será esquecido e merece ser lembrado pela SBBC. Porém, só fui me fascinar por ele da segunda vez (recentemente) e acho que entraria sim na minha lista de top 10, ou pelo menos 20. É realmente o filme definitivo sobre a violência. A vida, hoje, é uma especie de laranja mecânica. E Kubrick fez um filme para as gerações, que será sempre atual e marcante.

Ciao!

Anônimo disse...

Fiquei bem surpreso com essa posição, até porque "2001" é meu filme favorito do diretor (e ocupa a sexta posição em minha lista). Vi "Laranja Mecânica" há muito tempo e não sei ao certo o que comentar, mas acredito que sua inclusão na lista foi merecida.

Gustavo H.R. disse...

Talvez o único dos filmes de Kubrick que me acertam em cheio, e o texto explica à perfeição os porquês.
Acho que não há paralelos no cinema quanto ao trabalho feito com as imagens, com a música, as palavras.
Uma autêntica obra-prima.

Dr Johnny Strangelove disse...

Kubrick ... KUBRICK PORRAAAAA
Um espetaculo, um delite para os olhos, critico, doentio, perverso, subversivo e ainda mesmo assim torcemnos para o errado ...
incrivel filme de Kubrick, apesar de achar Dr Fantastico o melhor filme ele ...

Wiliam Domingos disse...

Esse filme é o cinema mais delinquente e direto que alguém já conseguiu expressar!
Dispensa minhas palavras...

Esse filme é Kubrick, ponto final!

Anônimo disse...

E aí pessoal! como faço para ser membro da comunidade?
felipe nóbrega - café pequeno

Kamila disse...

Felipe, mande um e-mail para blogueiroscinefilos@gmail.com com seu nome, endereço do blog e endereço de e-mail; e pronto! Você já terá se juntado à nós.

Rogerio disse...

DAAAAA-LHEEEE!!!!!!

Em fim o segundo filme em que votei(o primeiro foi Silencio dos Inocentes)aparece na lista. Caso nao aparecesse, ficaria totalmente desapontado, pois esta obra estratosférica emcabeça a minha lista pessoal de todos os tempos.
Desde que o vi pela primeira vez, o filme penetrou em minha mente de uma forma única.
A linguagem propria utilizada pelos Drugues, a música de Ligeti, a 9º sinfonia de Bethoven, os close-outs de Kubrick, a transformaçao de Alex, enfim, td é absolutamente primoroso e sem falhas.

Belo post!
Sds.

Rafael Carvalho disse...

Já imaginava que Laranja Mecânica estaria nessa seleção. O filme tem um apelo muito grande entre os cinéfilos, se bem que esse top ten tem trazido algumas surpresas. Um filmaço do mestre Kubrick, e um dos primeiros filme que mais me maravilharam diante de uma tela.