sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Top 10 - Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

02. 2001 – Uma Odisséia no Espaço (2001, 1968)

Um filme que fala sobre a evolução do homem. É dessa maneira simples e direta que podemos definir o filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço, que foi escrito e dirigido por Stanley Kubrick, e que ocupa o posto de número 02 no Top 10 Filmes de Todos os Tempos, de acordo com os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.

Baseado no livro de Arthur C. Clarke, 2001 – Uma Odisséia no Espaço conta com momentos de pouco diálogo para falar sobre o homem, desde os momentos da pré-história, quando ele tentava lidar com instrumentos simples; até a idéia de futuro, quando o homem tenta conquistar o ambiente espacial em uma nave dominada pelo computador HAL 9000. O grande viés do filme acontece quando, no meio da viagem, HAL entra numa pane e começa a eliminar um por um os tripulantes da nave a fim de adquirir o controle total do veículo. Ou seja, é a tecnologia, a evolução se voltando contra seu próprio criador.

Filmado em 1968, chama a atenção em 2001 – Uma Odisséia no Espaço a qualidade dos efeitos especiais (o filme foi o vencedor do Oscar nesta categoria naquele ano), bem como a direção de arte e o uso da trilha sonora (que conta com clássicos como Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss). Considerada uma das – muitas – obras-primas do diretor Stanley Kubrick, 2001 – Uma Odisséia no Espaço é também visto com uma das melhores ficções científicas de todos os tempos.

Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, com base no livro de Arthur C. Clarke
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Robert Beatty

Top 10: 2) 2001 - Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, 3) Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, 4) Magnólia, de Paul Thomas Anderson, 5) Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino, 6) E o Vento Levou, de Victor Fleming, 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles

12 comentários:

Victor disse...

Grande Escolha!
"2001 - Uma Odisséia no Espaço" é um marco pro cinema sem dúvida! Cenas clássicas, trilha sonora idem! Efeitos Especiais surpreendentes pra época! E o mais importante, muita ousadia e competência de Kubrick! Que, por sinal, emplaca 2 filmes na lista agora! Muito bom!

Mas agora...uma grande dúvida de qual é 1º...
"Cantando na Chuva"? Algum de Hitchcok? "A Lista de Schindler"? Scorsese? "Casablanca"?

eeeita dúvida hein! Que venha logo o 1º lugar!..heheeh

Dr Johnny Strangelove disse...

Assim ...
muitos agora estão apreensivos para quem é o primeiro lugar ...
porém o que me interessou já foi publicado é um top 10 sem Kubrick, não é top 10
abraços pessoal

Gustavo H.R. disse...

Os feitos do filme são históricos e inquestionáveis, mas como diriam os gringos, it's not my cup of tea.

Suspeito que o nº1 será O PODEROSO CHEFÃO.

Wally disse...

Bem, esse ainda não tive a oportunidade de ver, mas farei esse mês, sem dúvida. E Kubrick duas vezes no top 10!

Sobre o primeiro lugar, acho que o mais certo seria O Poderoso Chefão, já que o dois está na lista, acho que o primeiro, que é melhor, não poderia faltar de forma alguma.

Kamila disse...

Este filme também não faz muito meu estilo. Na realidade, não sou a maior fã de ficção científica.

Otavio Almeida disse...

2001 é maravilhoso! Na primeira vez que eu vi, estranhei muito. Acho que nem gostei, mas era um VHS velho e eu tinha uns 14 anos. Sei lá. Bom, já vi várias vezes e melhora a cada reprise.

É um filme difícil, mas essencial para o "currículo" dos cinéfilos.

Será que O PODEROSO CHEFÃO ficará de fora da lista??

Abs1

Otavio Almeida disse...

E nada do Scorsese? Hitchcock? Cadê CASABLANCA?

Gustavo H.R. disse...

Também não terá nada de Spielberg, nem de Chaplin.

Anônimo disse...

Puxa, por essa eu não esperava, não mesmo! Dois filmes do Kubrick em seguida? Enfim, "2001" ocupa a sexta posição de minha lista e fiquei bem feliz com esse resultado no top 10, afinal é o maior clássico da ficção. Já estou curioso para saber qual filme ficou em primeiro...

Abraço a todos!

Romeika disse...

Hehe, faco das minhas palavras as de Kamila. Acho que eh questao de gosto mesmo.. Mas gostei da inclusao de "Laranja Mecanica" na lista, um dos meus favoritos do diretor.

Rogerio disse...

Maravilha, grande escolha!!
Apesar de nao ter entrado no meu TOP TEN, ele ficou ali nos Top 15 entao mais que contente com a posiçao.

Melhor ainda é ver 2 filmes do Kubrick nessa lista.

"2001" tem tantas interpretaçoes, que até hoje sempre descubro "algo mais" em cada assistida. A Trilha com Strauss foi muito bem lembrada no post, sem esquecermos do velho companheiro de Kubrick - Ligeti, que faz seu trabalho especialmente para essa obra.

Rafael Carvalho disse...

Laranja Mecânica continua sendo para mim um dos melhores filmes do Kubrick, mas gostei da inclusão de 2001 na lista, mas confesso que me surpreendi. Mais outro filme que me deu uma vontade danada de rever. Uma obra-prima em todos os aspectos.