02. 2001 – Uma Odisséia no Espaço (2001, 1968)
Um filme que fala sobre a evolução do homem. É dessa maneira simples e direta que podemos definir o filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço, que foi escrito e dirigido por Stanley Kubrick, e que ocupa o posto de número 02 no Top 10 Filmes de Todos os Tempos, de acordo com os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.
Baseado no livro de Arthur C. Clarke, 2001 – Uma Odisséia no Espaço conta com momentos de pouco diálogo para falar sobre o homem, desde os momentos da pré-história, quando ele tentava lidar com instrumentos simples; até a idéia de futuro, quando o homem tenta conquistar o ambiente espacial em uma nave dominada pelo computador HAL 9000. O grande viés do filme acontece quando, no meio da viagem, HAL entra numa pane e começa a eliminar um por um os tripulantes da nave a fim de adquirir o controle total do veículo. Ou seja, é a tecnologia, a evolução se voltando contra seu próprio criador.
Filmado em 1968, chama a atenção em 2001 – Uma Odisséia no Espaço a qualidade dos efeitos especiais (o filme foi o vencedor do Oscar nesta categoria naquele ano), bem como a direção de arte e o uso da trilha sonora (que conta com clássicos como Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss). Considerada uma das – muitas – obras-primas do diretor Stanley Kubrick, 2001 – Uma Odisséia no Espaço é também visto com uma das melhores ficções científicas de todos os tempos.
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, com base no livro de Arthur C. Clarke
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Robert Beatty
Top 10: 2) 2001 - Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, 3) Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, 4) Magnólia, de Paul Thomas Anderson, 5) Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino, 6) E o Vento Levou, de Victor Fleming, 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles