
Um desses candidatos era ...E O Vento Levou, do diretor Victor Fleming (homem por trás de O Mágico de Oz, outra obra-prima produzida em 1939), e filme que ocupa a posição de número 08 na lista de Melhores Filmes de Todos os Tempos de acordo com os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.
Mais do que uma obra-prima do cinema norte-americano, ...E o Vento Levou é uma prova de todos os elementos que faziam do cinema hollywoodiano a menina dos olhos de cinéfilos em todo o mundo. Uma produção megalomaníaca (e totalmente problemática, tendo em vista que mais de cinco diretores contribuíram com a obra), fruto da mente de David O. Selznick, um dos maiores difusores de todo um sistema em que o produtor era a peça mais importante na engrenagem da fábrica de sonhos que é o cinema (num momento que antecedeu o chamado star-system). Um filme com diálogos marcantes, uma música inesquecível e que continua a ser uma das obras mais amadas pelos cinéfilos, incluindo aqueles de gerações mais recentes.
Baseado no aclamado livro de Margaret Mitchell, ...E O Vento Levou conta a saga de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), garota rica e mimada que vive no Sul dos EUA. Quando a Guerra da Secessão começa, Scarlett é obrigada a amadurecer ao ver a pobreza, a fome e o sofrimento. Ela se casa com Rhett Butler (Clark Gable), um homem que ela odiava e aprenderá, aos poucos, a valorizar. O final de ...E O Vento Levou é uma das cenas mais clássicas do cinema e uma prova concreta de toda a mitologia que envolve esta produção, bem como o seu casal central.
Vencedor de nove Oscars – incluindo o de melhor atriz coadjuvante para Hattie McDaniel, que entraria para a história como a primeira atriz negra a ser indicada e vencer um prêmio da Academia -, ...E O Vento Levou é um daqueles filmes que explicam o por quê de o cinema ser uma arte tão apaixonante.
Direção: Victor Fleming
Roteiro: Sidney Howard
Elenco: Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Hattie McDaniel, Thomas Mitchell, Barbara O’Neil, Evelyn Kayes, Ann Rutherford, George Reeves, Fred Crane
Top 10: 6) ...E O Vento Levou, de Victor Fleming, 7) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola, 8) O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, 9) Beleza Americana, de Sam Mendes, 10) Cidadão Kane, de Orson Welles