"Uma nova obra-prima do cinema", "Um filme que já nasceu clássico", "Um longa que define essa geração". Essas foram algumas das expressões vistas nas críticas de alguns dos 50 membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos, a qual decretou Sangue Negro como o grande vencedor dessa segunda edição anual do Blog de Ouro. Na verdade é um tanto difícil já elevar um filme tão recente ao status de obra-prima, mas a saga de Daniel Plainview parece ser exatamente isso para a maioria dos votantes. O longa de Paul Thomas Anderson foi premiado em 5 categorias no total: melhor filme, direção, ator (Daniel Day-Lewis, o qual conseguiu o máximo de votos dentre todas as categorias), roteiro adaptado e fotografia. Além disso, a produção esteve muito perto de conquistar a preferência dos membros da Sociedade em outras categorias, muito bem distribuídas pelos votantes.
O outro recordista de indicações dessa edição, O Cavaleiro das Trevas, foi considerado o melhor em 4 categorias, quase todas no segmento técnico (obviamente), como melhor maquiagem, efeitos visuais e som, além do já esperado prêmio para o Heath Ledger entre os atores coadjuvantes. Em seguida, tivemos outros dois indicados para melhor filme que venceram em 2 categorias cada: Desejo e Reparação, o melhor figurino e a trilha sonora do ano, e WALL-E, com o importante prêmio de roteiro original e, claro, melhor animação. A Pixar ainda é imbatível nessas duas categorias, o que já nos deixa pensando sobre o prêmio do próximo ano.
Onde os Fracos Não Têm Vez, principal concorrente de Sangue Negro em diversas categorias, ficou apenas com o prêmio de montagem, o que não diminui sua importância. Outro longa dos irmãos Coen lembrado foi Queime Depois de Ler, o melhor elenco do ano. Completando os prêmios de atuação, Julianne Moore foi eleita a melhor atriz por Ensaio Sobre a Cegueira, enquanto Cate Blanchett (Não Estou Lá) venceu a acirrada disputa para melhor atriz coadjuvante. Ainda com 1 prêmio, também tivemos Sweeney Tood (direção de arte) e Apenas uma Vez (canção original para "Falling Slowly").
Mais uma vez os membros da Sociedade monstraram que podem ser mais originais que os famosos prêmios do cinema, tendo uma fundamental importância para a interação da nova onda de blogs de cinema que surgiu nesses últimos anos. Agradecemos à paciência de todos, especialmente daqueles que se comprometeram com essa eleição e participaram das duas fases de votação. Um agradecimento especial vai para o Otavio Almeida, por toda a dedicação ao prêmio, à Kamila Azevedo, pelo apoio constante, à Isabela Boscov, nossa convidada de honra, e obviamente a todos que fizeram desse Blog de Ouro um evento marcante para a blogosfera cinematográfica. Até 2010! Atenciosamente,
Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.
- QUANTIDADE DE PRÊMIOS POR FILME
05 Sangue Negro.
04 O Cavaleiro das Trevas.
02 Desejo e Reparação;
WALL-E.
01 Apenas uma Vez; Ensaio Sobre a Cegueira; Não Estou Lá; Onde os Fracos Não Têm Vez; Queime Depois de Ler; Sweeney Todd.
TOP 10 2008 DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS CINÉFILOS*




*baseado na primeira fase de votação, que leva em consideração o maior número de pontos (e não de votos). Na ordem: 1) Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson; 2) WALL-E, de Andrew Stanton; 3) Onde os Fracos Não Têm Vez, de Joel e Ethan Coen; 4) O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan; 5) Desejo e Reparação, de Joe Wright; 6) Na Natureza Selvagem, de Sean Penn; 7) O Escafandro e a Broboleta, de Julian Schnabel; 8) Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles; 9) 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu; 10) [empate] Não Estou Lá, de Todd Haynes; O Nevoeiro, de Frank Darabont.